menu
     
     
     
     
     
     
 
  
 
 
Agudos, 24/08/2019, 03:54
menu
Instalações




31.07.08



A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ESCOLA

Por Marcos Rogério Maganha , especial para o site (*)

Marcos Rogério
Maganha

A palavra grega – MOUSIKOS - musical, relativo às musas - referia-se ao vínculo do espírito humano, com qualquer forma de inspiração artística. Música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos. Em seus efeitos mais simples e primitivos a música é a manifestação folclórica comum a todas as culturas: nesse caso, essencialmente anônima e aprovada na transmissão oral, espelha particularidades étnicas determinadas.

A linguagem da música parece ter estado sempre presente na vida dos seres humanos, fazendo parte da educação de crianças e adultos. Na Grécia, a música era considerada fator fundamental na formação dos cidadãos, tanto quanto a filosofia e a matemática, e esse ensino começava na infância.

Conforme LEINIG (1977), BANOL (1993) e STRALIOTTO (2001), a música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro, ajuda a afinar a sensibilidade das pessoas, aumenta a sua capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de desencadear emoções. Por isso, os benefícios da música na escola se estendem para todas as áreas da aprendizagem.
As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de exímios músicos profissionais, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. Diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a prática da Educação Musical. A música é concebida como um universo que conjuga expressão de sentimentos, idéias, valores culturais e facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive. Ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a música pode ser considerada um agente facilitador do processo educacional.

A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. Além disso, a música também vem sendo utilizada como fator de bem estar e de melhoria na saúde. A chamada musicoterapia atualmente tem sido aplicada no ambiente escolar como meio de prevenção do estresse e do diestresse, através de seu caráter lúdico, descontraído e de livre expressão, contem formas para aliviar e relaxar a criança, auxiliando na desinibição, contribuindo para o envolvimento social, despertando noções de respeito e consideração pelo outro, e abrindo espaço para outras aprendizagens melhorando a socialização e o equilíbrio do educando.

(*) Marcos Rogério Maganha
mr_maganha@terra.com.br
Professor de Música
Conservatório Musical do Seminário Santo Antonio de Agudos


VEJA AINDA
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: você já sentiu isto?, de Frei Cleiton José Senem
Professor tem cada uma! – II, de Maria Helena Lovisi
Psicologia e lógica: tem a ver?, de Frei Cleiton José Senem
Análise histórica do filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”
, de Flávia Arielo
A morte como “Krisis”, de Frei Claudino Dal Mago
"Francisco no campo das artes", de Frei Walter Hugo de Almeida
"O ensino de inglês", de Márcio Villas Boas Tavares
"Professor tem cada uma!", de Maria Helena Lovisi
"A pós-modernidade", de Flávia Santos Arielo
"Você acredita mesmo nisso?", de Celi de Oliveira Mazzoni
Grego e Latim, línguas afins, no cotidiano brasileiro - de Frei Claudino Dal´Mago
A vida que eu quero para mim...
- de Cláudia Regina Andreotti
Atividades físicas: um convite à saúde - de Waldemir Rodrigues de Melo
Física nas competições esportivas - João Luís Cavalieri
Dia do psicólogo - Frei Cleiton Senem, ofm
O Ano Paulino - Maria Helena Lovisi
A importância da música na Escola - Marcos Maganha

pe
| Voltar |

[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2011 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.