menu
     
     
     
     
     
     
 
  
 
 
Agudos, 24/08/2019, 03:55
menu
Instalações




27.08.08



DIA DO PSICÓLOGO

Por Frei Cleiton Senem, ofm ( *)

Frei Cleiton Senem

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1962, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/62.

PSICOLOGIA: UMA CIÊNCIA A FAVOR DA VIDA

O profissional de psicologia é um estudioso da mente humana! A palavra Psicologia deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazerem especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.

Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".

A psicologia ganhou o status de ciência no final do século XIX. No Brasil a profissão do psicólogo foi reconhecida somente no dia 27 de agosto de 1962, data essa que se comemora o Dia do Psicólogo.

Embora seja uma ciência recente, a atuação do psicólogo tem crescido muito nos últimos tempos. Muitas pessoas pensam que a psicologia é aplicada somente na área clínica, mas é importante lembrar que sua singular participação é desenvolvida também no campo do trabalho (psicologia organizacional), na escola (psicologia escolar), no hospital (psicologia hospitalar), na área jurídica (psicologia forense), na área social (psicologia social comunitária) entre tantas outras áreas.

Enquanto ciência, a Psicologia tem um método de trabalho, com suas bases teóricas e as suas técnicas. Este status foi adquirido graças à contribuição de grandes nomes como: Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, William James, Burrhus Frederic Skinner, Alfred Adler, Jacques Lacan, Melanie Klein, Wilhelm Reich entre tantos outros. Todos eles colaboraram para o desenvolvimento de uma diversidade teórica e metodológica diversificada.

O trabalho do psicólogo tem por finalidade a promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas e das coletividades. Nunca se falou tanto em promoção da saúde e da qualidade de vida e, sem dúvida, a psicologia é uma das ciências que tem maior potencialidade para ajudar as pessoas a alcançar este objetivo.

No Seminário as aulas de psicologia têm o intuito de fornecer a cada aluno um maior conhecimento de si mesmo e de seus comportamentos, promovendo um maior confronto consigo mesmo e com suas dificuldades, em vista de uma opção de vida acertada e realizada. Poderíamos dizer que o slogan das aulas de psicologia aqui ministradas é o mesmo do Oráculo de Delfos: “Conhece-te a Ti mesmo!”. Afinal, a vida religiosa pressupõe pessoas conscientes, realizadas e bem encontradas consigo mesmas.

(*) Frei Cleiton José Senem, ofm, além de diretor pedagógico da Escola do Seminário, é estudante do curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração de Jesus, de Bauru.

VEJA AINDA
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: você já sentiu isto?, de Frei Cleiton José Senem
Professor tem cada uma! – II, de Maria Helena Lovisi
Psicologia e lógica: tem a ver?, de Frei Cleiton José Senem
Análise histórica do filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”
, de Flávia Arielo
A morte como “Krisis”, de Frei Claudino Dal Mago
"Francisco no campo das artes", de Frei Walter Hugo de Almeida
"O ensino de inglês", de Márcio Villas Boas Tavares
"Professor tem cada uma!", de Maria Helena Lovisi
"A pós-modernidade", de Flávia Santos Arielo
"Você acredita mesmo nisso?", de Celi de Oliveira Mazzoni
Grego e Latim, línguas afins, no cotidiano brasileiro - de Frei Claudino Dal´Mago
A vida que eu quero para mim...
- de Cláudia Regina Andreotti
Atividades físicas: um convite à saúde - de Waldemir Rodrigues de Melo
Física nas competições esportivas - João Luís Cavalieri
Dia do psicólogo - Frei Cleiton Senem, ofm
O Ano Paulino - Maria Helena Lovisi
A importância da música na Escola - Marcos Maganha

pe
| Voltar |

[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2011 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.