menu
     
     
     
     
     
     
 
  
 
 
Agudos, 24/08/2019, 03:54
menu
Instalações




09.09.08



FÍSICA NAS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

Por João Luís Cavalieri, especial para este site

João Luís Cavalieri

Erros de medida nos esportes

Em atletismo, os resultados de competições envolvem medidas de comprimento e tempo. Embora estas medidas estejam sujeitas a erros, como qualquer outra medida física, eles não são levados em consideração pelos juízes e autoridades que militam no campo do esporte. Além disso certos fenômenos físicos que podem afetar sensivelmente os índices  registrados por um atleta são também  completamente ignorados. Estes fatos podem levar à atribuição de um prêmio em uma competição ao à indicação de um atleta como recordista mundial injustamente.

Analisando várias situações e apontando correções que deveriam ser feitas nas medidas atléticas para reparar enganos desse tipo. A seguir  dois exemplos dessas situações: 1 -  É comum encontrar o valor da velocidade desenvolvida em uma corrida de automóveis, expresso com até sete algarismos; no entanto, a distância percorrida e o tempo gasto no percurso, usados para calcular o valor da velocidade, não são medidos nem com 1/10 ( um décimo) dessa precisão. Outro exemplo desse tipo de incoerência é encontrado em corridas de distância: montam-se dispositivos elétricos ou fotográficos capazes de medir o tempo com uma precisão de até 0,01 s; mas, ao mesmo tempo, costuma estar situado a uma distância  tal dos competidores que o barulho do tiro gasta até 0,04s para chegar aos seus ouvidos. Note, portanto que não tem sentido o uso de um cronômetro tão preciso, uma vez que o erro inicial na medida do tempo é bastante superior à precisão do aparelho.

A influência da Aceleração da gravidade

Entre os numerosos erros que afetam as medidas no esporte, aquele que é mais frequentemente cometido e que, no entanto poderia ser facilmente corrigido está relacionado com a variação da aceleração da gravidade.

Sabe-se que o alcance de um arremesso, ou de um salto à distância, é inversamente proporcional ao valor de g. A aceleração da gravidade varia de um local para outro da Terra, dependendo da latitude e da altitude do local. Um atleta que ao arremessar um dardo, por exemplo em uma cidade onde o valor de  g é relativamente pequeno (grande altitude e pequena latitude) será beneficiado. Para dar uma idéia da importância destas considerações, um arremesso cujo alcance seja 16,25 m  em Santos , constituiria, na realidade, melhor resultado do que um alcance de 16,28 m em São Paulo. Isso ocorre porque o valor da aceleração da gravidade em São Paulo é menor do que em Santos. As correções, que poderiam ser facilmente feitas para evitar discrepâncias desta natureza, não são sequer mencionadas nos regulamentos das Olimpíadas.

Atualmente sabemos que existem vários tipos de gravações feitas durante as disputas, que mostram erros cometidos pelos juízes ou comissões de arbitragem. Em geral as observações que elas propiciam  dificilmente têm efeito retroativo.

VEJA AINDA
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: você já sentiu isto?, de Frei Cleiton José Senem
Professor tem cada uma! – II, de Maria Helena Lovisi
Psicologia e lógica: tem a ver?, de Frei Cleiton José Senem
Análise histórica do filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”
, de Flávia Arielo
A morte como “Krisis”, de Frei Claudino Dal Mago
"Francisco no campo das artes", de Frei Walter Hugo de Almeida
"O ensino de inglês", de Márcio Villas Boas Tavares
"Professor tem cada uma!", de Maria Helena Lovisi
"A pós-modernidade", de Flávia Santos Arielo
"Você acredita mesmo nisso?", de Celi de Oliveira Mazzoni
Grego e Latim, línguas afins, no cotidiano brasileiro - de Frei Claudino Dal´Mago
A vida que eu quero para mim...
- de Cláudia Regina Andreotti
Atividades físicas: um convite à saúde - de Waldemir Rodrigues de Melo
Física nas competições esportivas - João Luís Cavalieri
Dia do psicólogo - Frei Cleiton Senem, ofm
O Ano Paulino - Maria Helena Lovisi
A importância da música na Escola - Marcos Maganha

pe
| Voltar |

[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2011 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.