menu
     
     
     
     
     
     
 
  
 
 
Agudos, 23/11/2019, 00:12
menu
Instalações




19.09.08



ATIVIDADES FÍSICAS: UM CONVITE A SAÚDE

Por Waldemir Rodrigues de Melo, especial para este site

Prof. Waldemir R. de Melo

A melhor razão para começar um programa de exercícios é desejar melhorar a saúde e o condicionamento físico. A decisão de fazer do exercício um hábito é extremamente importante, e um programa adequado à sua faixa etária pode ajudá-lo a se exercitar corretamente.

Antigamente, os profissionais da área de esportes e educação física diziam que as pessoas deveriam exercitar-se regularmente para obter um bom condicionamento físico aeróbico. Assim, muitas pessoas passaram a pensar que os programas de exercícios são sinônimos de atividade física vigorosa, como a corrida. Entretanto, você pode, na verdade, alcançar bons resultados para a saúde com exercícios moderados, desde que se exercite com freqüência. A saúde e o condicionamento físico aumentam na medida em que aumentamos a quantidade de exercícios. Contudo, uma pesquisa recente provou que você pode avançar em sua forma física com exercícios de baixa e média intensidade, como, correr moderadamente, pedalar, nadar, caminhar, fazer ginástica aeróbia e muitas outras opções.

Se você compreender os benefícios de um programa regular de exercícios, estará mais inclinado a segui-lo. Quanto mais informado, mais razões você terá para desenvolver um programa de condicionamento físico seguro e eficiente.

Na verdade, praticar atividade física não é fácil e, às vezes, nem prazeroso. Não possuo uma fórmula para auxiliá-lo a viver mais tempo; mas se lhe dissesse que isso é possível através da atividade física, você acreditaria? É isto mesmo, se você investir pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, numa atividade moderadamente vigorosa você poderá obter benefícios incontáveis para a sua saúde.

Durante um exercício aeróbico realizado por 30 a 45 minutos, a freqüência respiratória aumenta aproximadamente três vezes acima da freqüência de repouso, enquanto a quantidade de ar que penetra nos pulmões é 20 vezes maior. A freqüência cardíaca duplica ou triplica, o volume de sangue bombeado pelo coração aumenta quatro a seis vezes e o oxigênio consumido pelos músculos do corpo que estão trabalhando aumenta mais de 10 vezes acima dos níveis de repouso. Essas alterações súbitas e temporárias das funções orgânicas causadas pelo exercício são denominadas respostas agudas ao exercício e desaparecem logo após o término do mesmo.

A atividade física regular melhora a saúde das seguintes maneiras:
• Reduz o risco de morte prematura (aumenta a expectativa de vida).
• Reduz o risco de morte por doenças cardíacas.
• Reduz o risco de desenvolvimento do diabetes.
• Reduz o risco de desenvolvimento de câncer de colo.
• Reduz os sentimentos de depressão e de ansiedade, enquanto melhora o humor e a auto-estima.
• Auxilia no controle de peso.
• Auxilia na construção e manutenção de ossos e músculos saudáveis e melhora a aptidão cardíaca e pulmonar.
• Melhora a qualidade de vida de pessoas de todas as idades.

Sob a luz de todos esses benefícios, insisto: faça atividades físicas em busca de melhor qualidade de vida.

Então, agora você está motivado para iniciar um programa de atividades físicas para ter mais saúde e viver mais tempo. Qual o verdadeiro segredo do sucesso? Só uma palavra, persistência! Muitos se exercitam por algum tempo, mas os resultados demoram a aparecer, então logo desistem e vão em busca de algo que traga resultados mais imediatos. O que não percebem é que se tivessem persistido só mais um pouco, teriam alcançado suas metas e recebido as recompensas.

Infelizmente, quando se trata de mudanças no estilo de vida, como incluir os exercícios no seu ritmo de vida, muitos pensam que é tudo ou nada; isso não é verdade. Ter saúde e condicionamento físico é como participar de uma maratona e não de um sprint. Ou seja, o que realmente conta é o que você faz em longo prazo. Alguns desistem do programa porque não conseguem segui-lo a risca. Ninguém é perfeito o importante é não desanimar e muito menos desistir.

Para manter-se motivado e determinado, entenda esse fato simples e importante: a prática de exercícios é voluntária e leva tempo. Portanto, poderá competir com outros interesses e responsabilidades de sua vida diária.
Bom exercício e ...

SAÚDE SEMPRE!

DIA 01 DE SETEMBRO
DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Waldemir Rodrigues de Melo é professor de Educação Física

VEJA AINDA
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: você já sentiu isto?, de Frei Cleiton José Senem
Professor tem cada uma! – II, de Maria Helena Lovisi
Psicologia e lógica: tem a ver?, de Frei Cleiton José Senem
Análise histórica do filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”
, de Flávia Arielo
A morte como “Krisis”, de Frei Claudino Dal Mago
"Francisco no campo das artes", de Frei Walter Hugo de Almeida
"O ensino de inglês", de Márcio Villas Boas Tavares
"Professor tem cada uma!", de Maria Helena Lovisi
"A pós-modernidade", de Flávia Santos Arielo
"Você acredita mesmo nisso?", de Celi de Oliveira Mazzoni
Grego e Latim, línguas afins, no cotidiano brasileiro - de Frei Claudino Dal´Mago
A vida que eu quero para mim...
- de Cláudia Regina Andreotti
Atividades físicas: um convite à saúde - de Waldemir Rodrigues de Melo
Física nas competições esportivas - João Luís Cavalieri
Dia do psicólogo - Frei Cleiton Senem, ofm
O Ano Paulino - Maria Helena Lovisi
A importância da música na Escola - Marcos Maganha

pe
| Voltar |

[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2011 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.