menu
     
     
     
     
     
     
 
  
 
 
Agudos, 23/11/2019, 00:12
menu
Instalações




23.04.09



Francisco no campo das artes

Por Frei Walter Hugo de Almeida (*)

Frei Walter Hugo de Almeida

Preliminares
Francisco de Assis, Poesia ambulante, arte do divino Criador! As artes nele renascem! Daí, o estro de um Alejadinho, a verve de um Giotto; Francisco nos lábios de Pe. Vieira, um fenômeno na oratória sacra. Vemo-lo povoando o Pré-Romantismo, Romantismo, o Neo-Classicismo. No Modernismo, Francisco na Poesia de Vinícius de Morais; encontramo-lo nas artes populares do Nordeste brasileiro, nas trovas populares, no artesanato.

Ele aparece nas artes, em geral. Isso, porque viram nele alguém que amou o mundo e a tudo dava vida!...

Arte é inventar, recriar a realidade, acender o fogo da poesia em tudo. É sentir a vida, em dados concretos do tempo. Os artistas buscam em Francisco inspiração; foi um homem antenado, integrado com a Natureza.

O nosso santo fez teatro – Greccio. Compôs o Cântico das Criaturas, falou a peixes e a passarinhos; mexeu com a vida, inspirou célebres pintores, como Boticelli, Rafael, Picasso, Portinari. Francisco, Poeta de Deus, Cantor de Deus, Poesia de Deus, Voz da Criaturas, Canção da Matéria.

Testemunho franciscano
Há muitos anos, Professor de Literatura, escrevo, por um impulso, quase biológico! Poesia para mim é algo sério, concreto. Artistas, poetas, em ditaduras, sempre são os primeiros a serem perseguidos, quiçá, exilados... por serem engajados. Jamais vivem no mundo da lua, como falam pejorativamente deles...

Poesia é a transfiguração artística da palavra, muitas vezes, em suas impertinências... O poeta transfigura a realidade. A realidade de que falo, na poesia, é a expressão subjetiva do mundo do poeta, pela palavra metafórica; para a poesia o importante é a realidade do espírito e não a da matéria. O poeta vive a relação com o mundo, as coisas, em sentido particular, subjetivo. Suas idéias são universais, só que ditas em outro sentido do comum. Sua lógica é sempre diversa da lógica da gramática; é a do mundo das associações. Tudo cabe no mundo do poeta. Atrás de suas palavras, há muitos sentidos, por ele viver no céu das associações, metáforas.

O poeta, homem antenado, capta todas as ondas, é um interlocutor das coisas dos mundos... de múltiplas direções; sintonia global. Nele o universo se integra. Ele, um porto das estações, abolição de contornos, ânsia de infinitos! Poetas são agulhas de sóis, ferem céus e terra! São a notícia de tudo...do Tudo. Eles, laboratórios da sensibilidade harmonizada.

Os poetas são manhãs para fazer raiar!...Trazem a canção calada no peito, para cantá-la a qualquer instante, quando se acender neles o fogo das musas.

(*) Frei Walter Hugo de Almeida é poeta, professor de Literatura da Escola do Seminário e profundo conhecedor das sendas franciscanas ele nos presenteia com inspirado artigo intitulado: “Francisco no campo das artes”.

VEJA AINDA
Desatenção, hiperatividade e impulsividade: você já sentiu isto?, de Frei Cleiton José Senem
Professor tem cada uma! – II, de Maria Helena Lovisi
Psicologia e lógica: tem a ver?, de Frei Cleiton José Senem
Análise histórica do filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”
, de Flávia Arielo
A morte como “Krisis”, de Frei Claudino Dal Mago
"Francisco no campo das artes", de Frei Walter Hugo de Almeida
"O ensino de inglês", de Márcio Villas Boas Tavares
"Professor tem cada uma!", de Maria Helena Lovisi
"A pós-modernidade", de Flávia Santos Arielo
"Você acredita mesmo nisso?", de Celi de Oliveira Mazzoni
Grego e Latim, línguas afins, no cotidiano brasileiro - de Frei Claudino Dal´Mago
A vida que eu quero para mim...
- de Cláudia Regina Andreotti
Atividades físicas: um convite à saúde - de Waldemir Rodrigues de Melo
Física nas competições esportivas - João Luís Cavalieri
Dia do psicólogo - Frei Cleiton Senem, ofm
O Ano Paulino - Maria Helena Lovisi
A importância da música na Escola - Marcos Maganha

pe
| Voltar |

[Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil] - Copyright © 2011 Franciscanos.org.br
Todos os direitos Reservados.